terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Capital de Giro


Qualquer empresa para ser bem sucedida precisa de capital de giro. As pessoas também precisam de capital de giro. O capital de giro de uma empresa é o capital a ser reinvestido nela de forma que ela cresça. O capital de giro de uma pessoa é indubitavelmente o tempo. 

Ao contrário das empresas bem sucedidas cujo capital de giro pode aumentar, o tempo das pessoas nunca aumenta, apenas regride até o colapso final de suas despesas. 

Eu à partir de certo momento em minha vida passei a perceber pessoas assim como percebo empresas. Empresas são instituições comerciais que visam crescimento (na maioria dos casos) e cujo investimento espera-se deve sempre aumentar. Já pessoas são parecidas, possuem repartições, possuem células que se multiplicam aumentando a carga funcional e tributária do corpo humano. Cérebros que passam a demandar mais e mais  e que podem "queimar" se tornando obsoletos, ou evoluir dependendo de como o fluxo de remuneração chega a ele. Membros que executam funções externas comparáveis a exportações de empresas convencionais. E etc.

Mas há algo na natureza que rege o empreendimento humano como algo que se auto-destrói. Óbvio, afinal tudo morre. Mas não necessariamente como pessoas. Empresas morrem por ingerência, ou por transformações como por exemplo: venda, destruição familiar, ou qualquer motivo normal. Existem empresas que duram séculos, e vão durar a eternidade de uma civilização. Já pessoas não vão durar muito,e o seu tempo acumulado é o inverso de seu capital de giro.

Não sei bem porque resolvi escrever sobre isso. Acho que é porque estava cagando e como não tinha nada pra ler me veio isso à mente. Também porque vejo que quanto maior se torna o mundo menos caixa e mais difícil é conseguir o dourado capital de giro empresarial. 

Pessoas não possuem CNPJ ou qualquer tipo de registro, minto: têm o DNA. Este estabelece características empresariais ao seu humano antes mesmo dele se entender como empresa. E muitas vezes a pessoa é fadada ao seu fracasso empresarial humano por possuir alguma falha neste registro.

Realmente não sei porque estou falando disso. Há um misto de necessidade básica de crescimento, uma atenção e percepção de que meu capital de giro humano está indo embora com a idade, e que cada vez que sinto isso sinto também que meu capital de giro empresarial mesmo deveria aumentar, e espero que aumente antes do meu capital de giro humano se esvair.

Mas provavelmente porque estou girando como o planeta Terra, sem saber pra onde vou, de onde vim e onde realmente estou. Acho que vou dar mais uma cagada.

Nenhum comentário: