segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Arte

Esse mundo está equivocado. A cantora não tem que ser bonita, nem o compositor tem que subir no palco e contar piadas, nem o cantor tem que ter olhos verdes, nem o ator tem que tirar a roupa, nem o escritor tem que fazer rir em feira literária, etc.

Billie Holiday era puta e feia. Dostoievsky era um neurótico, viciado em jogo. Balzac morreu trancado num quarto escrevendo até não poder mais. Poe morreu bêbado na sarjeta. Bach foi esquecido por cem anos. Mozart morreu louco como indigente. Quase ninguém nunca ouviu falar de Assêncio Ferreira. Quase todos os grandes músicos de jazz enterraram suas miseráveis vidas na heroína. Aldous Huxley nunca escreveu um livro alegre. Tchekov também não. Os músicos românticos morriam de tuberculose e absinto. Noel compôs Último Desejo, tísico, no leio de morte. Oscar Wilde foi preso e condenado ao ostracismo até o fim de seus dias.

Eu tenho pena deste mundo de hoje em dia, que cultiva a alegria do artista como forma de entretenimento e talento. Toda arte apenas alegre está necessariamente voltada à alienação das massas. Esta arte é burra, e não me interessa. Só vejo beleza na profundidade das coisas, que é o esconderijo do artista, a caverna do mundo, a fantasia que esconde. O artista verdadeiro não é um palhaço tentando agradar uma platéia. O artista verdadeiro é um ser sofredor, que vive sua arte como forma de canalizar e expelir toda a sua dor. Porque não existe arte sem dor. Porque arte dói.

3 comentários:

  1. Alan, meu amigo, infelizmente, em nosso país, chamam axé, sertanejo , funk ( entre outras porcarias que faço questão de esquecer que existem) de música....Isso acontece porque o povo ( pelo menos digo a "massa" que votou na Dilma pra continuar recebendo bolsa-família, bolsa-escola, bolsa disso e daquilo, enfim, todas as esmolas possíveis)precisa dessas porcarias para alienarem a mente e fingir que está tudo bem, tudo ótimo....Se você parar por uns 5 minutos na rua e ficar perguntando para as pessoas:" Quem foi Dostoievsky?", acredito que ninguém te responderá. Eles não sabem...O governo não está aí pra dar educação e cultura, está aí pra dar esmola, e pergunta pro povão o que eles preferem....Eu sei a resposta.Uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, já ia esquecendo ( era melhor que tivesse esquecido, rs rs)do artista do momento: um cara vesgo, que eu acho que ainda não se definiu sexualmente, chamado LUAN SANTANA...Ele canta uma música ( que de tanto passar na porra da televisão aberta, eu aprendi o refrão...infelizmente rs)mais ou menos assim..."Te dei o sol, te dei o mar, pra ganhar seu coração...."...Sinta a letra da "MÚSICA" , um verdadeiro poema. Ah, por favor, meu ouvido não é pinico, eu diria pra ele, que se ele já deu tudo pra ganhar o coração da amada, porque ele não dá OUTRAS COISAS tb e SOME DA TERRA DE VEZ....rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. é! e vc n tá falando só de axé q eu sei ( ;

    ResponderExcluir

DESENTUPA AQUI!